Unlimited Web HostingFree Joomla TemplatesTemplate Sales
Início Renovamento Carismático

Renovamento Carismático

pombaicon Retiro_Jovens_RCC_2012

O Renovamento Carismático Católico é um movimento mundial, mas não uniforme, nem unificado. Não tem um fundador particular, nem um grupo de fundadores como muitos outros movimentos. Não tem listas de membros participantes.

O Renovamento é uma reunião muito diversificada de indivíduos, grupos e actividades, com frequência totalmente independentes um dos outros, em diferentes graus e modos de desenvolvimento e com diversas ênfases; e, contudo, participam da mesma experiência fundamental e perseguem os mesmos objectivos gerais.

Este modelo de relações sumamente flexíveis encontra-se a nível diocesano e nacional, bem como internacionalmente. Tais relações caracterizam-se frequentemente pela sua liberdade de associação, diálogo e colaboração, mais do que pela sua integração a uma estrutura organizada.

Mais do que como um governo, a liderança caracteriza-se como um oferecimento de serviço para aqueles que o desejam.

Os Objectivos centrais do Renovamento Carismático Católico ou Renovação Pentecostal Católica, como também é chamada, consistem em:

1. Promover uma conversão pessoal, madura e contínua a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

2. Propiciar uma abertura decisiva à pessoa do Espírito Santo, sua presença e seu poder.
Com frequência estas duas graças espirituais se experimentam, ao mesmo tempo, no que se chama, em diferentes partes do mundo, "um baptismo com o Espírito Santo", ou "um deixar actuar livremente o Espírito Santo", ou "uma renovação no Espírito Santo". Ordinariamente, por isso, se entende como uma aceitação pessoal das graças da iniciação cristã e um receber força para poder realizar o mesmo serviço pessoal na Igreja e no mundo.

3. Fomentar a recepção e o uso dos dons espirituais (carismas), não somente no Renovamento Carismático, mas, também, na Igreja inteira. Estes dons, ordinários e extraordinários, encontram-se abundantemente em leigos, religiosos e clérigos. A sua justa compreensão e o uso correcto, em harmonia com outros elementos da vida da Igreja, são uma fonte de força para os cristãos no seu caminho até à santidade, no cumprimento de sua missão.

4. Animar a obra da evangelização no poder do Espírito Santo, incluindo a evangelização daqueles que não pertencem à Igreja, a reevangelização dos cristãos de nome, a evangelização da cultura e das estruturas sociais. O Renovamento promove especialmente a participação na missão da Igreja, proclamando o Evangelho com palavras e obras e dando testemunho de Jesus Cristo, mediante a vida pessoal e aquelas obras de fé e justiça, às quais cada um foi chamado.

5. Impulsionar o crescimento progressivo na santidade, através da correcta integração destes dons carismáticos com a vida plena da Igreja. Isto realiza-se mediante a participação numa vida sacramental e litúrgica rica, o apreço pela tradição da oração e espiritualidade católicas, a progressiva formação na doutrina católica, guiada pelo Magistério da Igreja, e a participação no plano pastoral da Igreja. pomba01Na nossa Paróquia existe um pequeno Grupo de Oração do Renovamento Carismático, constituído sobretudo por pessoas adultas e menos jovens.


Reúnem-se habitualmente todas as quartas-feiras, às 15 horas, na igreja ou no salão paroquial, para rezar, cantar e reflectir. Segundo o espírito do Renovamento Carismático, o Grupo é aberto, não sendo necessário qualquer inscrição para participar nos seus Encontros semanais.