Unlimited Web HostingFree Joomla TemplatesTemplate Sales
Início Destaque

Carta pastoral do nosso Bispo D. Anacleto: Cristo em vós, a esperança da Glória

Viana: Bispo procura revitalização da diocese

Carta Pastoral de D. Anacleto Oliveira propõe caminho para encontro pessoal com Cristo

Paulo Gomes/Diocese de Viana | D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo

cartaViana do Castelo, 24 set 2011 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo apresentou hoje uma Carta Pastoral que procura a “revitalização” desta diocese católica, promovendo o “encontro pessoal com Cristo”.
A missiva, que pretende ser um “ponto de referência permanente” para o futuro, foi divulgada por D. Anacleto Oliveira no decurso da cerimónia de abertura do novo ano pastoral.
«Cristo em vós: a esperança da glória» é o título deste documento, que lança o desafio de “tentar mudar muita coisa”, desejando que todos os organismos diocesanos “alarguem a visão e descubram um caminho novo”.
O bispo, que assumiu os destinos da diocese em agosto do ano passado, diz ter decidido escrever o texto no início da sua missão, revelando ter encontrado “muitas pessoas com uma fé muito profunda” expressa numa “religiosidade popular” que até já o fez mudar de “olhar” acerca desta realidade.
“Receberam a sua religiosidade com o resto da sua vida” e, por isso, “é tão importante estar na festa como comer todos os dias”, disse.
Para o prelado, contudo, existe uma “descristianização” porque as estas pessoas religiosas “faltam os motivos profundos da fé”.
Na Carta Pastoral, D. Anacleto Oliveira anuncia a intenção de pôr os diversos movimentos de pastoral a “fazer uma reflexão séria” no sentido de se renovarem.
O prelado desafia cada um a “ler mais do que aquilo que lê”, considerando que o documento sugere “caminhos” que todos devem percorrer “inserindo a sua vida”.
Esta cerimónia de abertura do novo ano pastoral da diocese de Viana do Castelo, que juntou em Darque mais de meia centena de responsáveis por diferentes organismos diocesanos e movimentos, contou com a apresentação do calendário das atividades que vão decorrer nos 10 arciprestados do Alto Minho.
A Carta Pastoral pode ser adquirida na Livraria do Instituto Católico e noutros espaços da cidade.

PG/OC

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=87432