COMUNIDADE

Imaginário e Simbologia

O imaginário desta secção prende-se com a questão "Quem é o Pioneiro?" Pioneiro é aquele que, depois da descoberta do mundo que o rodeia, é assolado por um sentimento de insatisfação, de um ímpeto de fazer diferente, de mudar, de inovar, que o leva a soltar-se do que considera supérfluo para pôr mãos à obra na construção e concretização do seu sonho, das suas ambições.

Para alguém que sente necessidade de mudar, de construir o seu espaço e o seu mundo onde nada existe, estes símbolos apresentam-se como ferramentas de transformação:

Rosa dos Ventos 
O símbolo identificativo da terceira Secção é a Rosa dos Ventos. Símbolo do rumo certo, da boa escolha e da decisão ponderada, é o símbolo da­quilo que é a vida do Pioneiro/Marinheiro, nas suas escolhas, na sua atitude, no que quer dos outros. Portador de vontades, agregador de desejos e de disponibilida­de, o Pioneiro/Marinheiro tem a vontade de, ele próprio, mudar o mundo e arriscar.

Gota de Água
Símbolo da pureza, símbolo do Pio­neiro/Marinheiro, do jovem enquanto pessoa, indivíduo, que é transparente – consigo próprio e com os outros; que é alento e alimento para os que o rodeiam; que faz parte de um grupo juntando-se a outras gotas e tornando-se torrente.

Machada
Símbolo da construção e da acção, re­presenta aquilo que é o potencial do Pio­neiro/Marinheiro, das suas capacidades, da sua energia transformadora, do re­sultado final da combinação do que quer com o que sabe….

Icthus
O peixe simboliza Jesus Cristo. A pala­vra «peixe», em grego, escreve-se icthus e, esse símbolo foi adoptado pelos primeiros cristãos perseguidos com um sentido catequético/simbólico, em que cada letra é a inicial de uma palavra: «Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador» (Iesus Christos Theou Uios Soter)

Friday the 29th. Joomla 2.5 templates. Custom text here