AGRUPAMENTO

Extrato Jornal "Vida Nova"

ESCUTISMO NO SENHOR DO SOCORRO
O escutismo desperta no jovem e pôe em ação tudo o que é naturalmente nobre, bom, sadio; simplicidade de vida, amor da natureza e da Pátria, sentido de honra, auto-disciplina, obediência, dedicação ao seviço dos outros, um espírito de fraternidade e cavalheirismo.
No dia 7 de março a nossa Paróquia esteve em festa, e uma nova era começou para a sua juventude; onze rapazes e duas meninas fizeram a sua promessa de escuteiros.
Já há quase um ano que este grupo de bons rapazes vinham sendo instruidos nesta escola da juventude que é o escutismo.
Estavam preparados para começarem a viver de harmonia com os principios que tinham estudado, e assim se associarem aos milhares de escutas do mundo inteiro.
Como é do regulamento, na véspera sábado á noite, houve a habitual velada de armas e benção das insígnias, uma hora de oração na nossa capela, tendo-se seguido, no salão um divertido fogo de conselho.
No domingo, na missa das 10 horas, num ambiente festivo e de pura reliogiosidade, realizou-se a investidura e promessa dos neo-escuteiros e escuteiras que com os irmãos escutas de outros agrupamentos, na devida altura se abeiraram da mesa sagrada para receber o Pão dos Fortes que os ajudará a seguir o caminho.
Além do senhor padre Américo Ferreira Alves assistente Regional de Braga, que orientou todas as celebrações, estiveram tambem presentes o Sr. Dr. José de Almeida, professor da escola Frei Bartolomeu dos Martires , que ultimamente, foi nomeado chefe adjunto da região de Viana do Castelo, os chefes dos grupos de Areosa, Santa Maria Maior e Monserrate, dezenas de escuteiros, Áquelás e lobitos tendo todos prestado um otimo serviço à nossa paróquia pelo testemunho da sua vida autenticamente escutista. No fim da Missa, depois de um gracioso desfile, houve a saudação à Bandeira Nacional, hasteada no largo em frente do salão, tendo-se seguido dentro deste um pequeno copo de água, onde chefes , escutas, Áquelás e lobitos confraternizaram em franca alegria.
A hora já ia adiantada e era tempo de cada um satisfeito, regressar a sua casa. Os novos escutas agora já fardados como deve ser depois do almoço, fizeram um passeio ao monte onde visitaram um acampamento de lobitos, tendo à tarde eles oferecido uma merenda aos respetivos chefes. Gesto nobre este, mas mais nobre ainda quando ás 18:30h todos compareceram na capela para rezarem o terço e receberem mais uma vez a benção de Jesus Sacramentado para a nova caminhada. Foi um dia em cheio e creio bem para todos inesquecivel.
Retirado do jornal "Vida Nova" N.5 de janeiro/abril de 1971" - artigo descritivo da Fundação do Agrupamento.
Thursday the 28th. Joomla 2.5 templates. Custom text here