Unlimited Web HostingFree Joomla TemplatesTemplate Sales
Início Destaque A Nova Igreja

A Nova Igreja - passo-a-passo - A obra

Indíce do artigo
A Nova Igreja - passo-a-passo
Um pouco de história
A obra
Contribuir
Todas as páginas

A OBRA


A Igreja e o Centro Paroquial são um único complexo, ficando a igreja do lado da estrada paralela à linha férrea, e distinguindo-se bem do Centro Paroquial pela forma e até pela cor.
Na Igreja, contando com as 2 galerias superiores, cabem cerca de 150 pessoas sentadas (na antiga "Capela" cabiam cerca de 100).
Do Centro Paroquial fazem parte: Um salão paroquial (que em dias de grande afluência de fiéis serve também de corpo da igreja, aumentado assim o espaço desta para o dobro); 4 salas pequenas polivalentes, para catequese e/ou reuniões; uma sala grande também polivalente, com acesso a um terraço, para reuniões ou actividades com um maior n.º de pessoas; a torre sineira; 2 pequenas salas de arrumos; e casas de banho. Por imposições legais, foi incluído um elevador, casa de banho para deficientes e também escadas exteriores contra incêndios.

Não incluído na empreitada: 1. Foram construídas as peças litúrgicas: altar, ambão, base para o sacrário, e misulas para as 2 imagens existentes. O sacrário e a fonte baptismal (adaptada) são os mesmos da primitiva "Capela" provisória e para as novas peças usaram-se também as pedras das primitivas peças litúrgicas; 2. Foram feitos móveis devidamente adaptados ao espaço da sacristia para paramentos e alfaias litúrgicas; 3. Limparam-se, arranjaram-se e pintaram-se os bancos da igreja, as cadeiras e as mesas já existentes nos edifícios anteriores, tudo com mão-de-obra gratuita de paroquianos, comprando-se apenas tintas e vernizes. Tentou-se gastar o mínimo possível, dadas as dificuldades financeiras.

Neste momento, Outubro de 2011, falta ainda, não inluído na empreitada: 1. Uma imagem grande do padroeiro, o Senhor do Socorro, para colocar no ponto central da igreja, por trás do altar; 2. Dois sinos na torre e respectiva estrutura e automatização; 3. Uma estrutura em madeira para colocar nas galerias da igreja onde os fiéis se possam sentar durante as celebrações; 4. Um pequeno palco amovível para o salão paroquial.