Unlimited Web HostingFree Joomla TemplatesTemplate Sales
Início Estrutura S.E.P.

S.E.P.

1. SEP - Serviço de Evangelização Paroquial

Este grande sector do GIC divide-se em 2 grandes subsectores:

Por seu lado, o SAV poderá dividir-se ainda em 3 subsectores: O SAC – Serviço de Apoio à Catequese, o SAL – Serviço de Apoio à Liturgia e o SAG – Serviço de Apoio a Grupos.

1.1 SIL – Serviço de Incentivo à Leitura

Este grande subsector do SEP – Serviço de Evangelização Paroquial tratará de todos os assuntos relacionados com a Imprensa de Inspiração Cristã, adquirindo-a para a paróquia em colaboração com o pároco e a Comissão Fabriqueira, divulgando-a e fazendo-a chegar às pessoas. Uma das maneiras de concretizar este objectivo será a dinamização do já existente mostruário de Livros existente no Centro de Convívio e outro a colocar na Igreja Paroquial, bem como a pequena Biblioteca existente no anexo da Igreja. Outra será a promoção da assinatura de jornais e revistas católicas pelas famílias da paróquia, tendo sempre em conta a idade e a condição das pessoas a que se destinam.

Propõem-se para o SIL – Serviço de Incentivo à Leitura os seguintes procedimentos:

1. Em cada sábado, antes da primeira Missa dominical, pedir ao pároco e afixar, à porta da Igreja ou em placar próprio para o efeito, os cartazes e editais enviados naquela semana à paróquia para divulgação, e retirar os que já estiverem desactualizados.

2. Colocar todos os sábados no mostruário, para leitura gratuita, os jornais e revistas que tenham chegado à paróquia durante aquela semana e retirar os que estiverem desactualizados.

3. Fazer inventário dos livros à venda existentes nos mostruários e rever esse inventário pelo menos uma vez por mês, para saber que livros as pessoas levaram e quais deverão ser repostos.

4. Trazer da Livraria do Instituto Católico de Viana do Castelo, periodicamente, uma lista de livros que lhe parecerem mais oportunos e mais vendáveis, para mostrar ao pároco e, em conjunto com este, escolher quais os livros a adquirir.

5. Adquirir os livros da lista previamente combinada com o pároco e apresentar as facturas e recibos respectivos ao tesoureiro da Comissão Fabriqueira. Para a aquisição dos livros haverá um fundo de maneio a determinar (por exemplo 50 euros), fornecido e reajustado mensalmente pela Comissão Fabriqueira.

6. Recolher todos os domingos, no fim da última Missa, o resultado das ofertas voluntárias equivalentes ao custo dos livros, livremente depositadas pelos paroquianos nas Caixas a isso destinadas, e apresentar as contas desse dinheiro ao tesoureiro da Comissão Fabriqueira no reajuste mensal do fundo de maneio.

7. Fazer um inventário dos livros que há muito tempo estão nos mostruários sem vender e que, por desactualizados, não haja esperança de vender, e colocá-los em depósito, deixando uma cópia do inventário desses livros nos mostruários, com o nome e contacto da pessoa encarregada deste serviço, para assim dar conhecimento ao público que aqueles livros existem ainda para venda e poderão ser solicitados. Nesse inventário também se poderá escrever que a pessoa encarregada deste serviço aceita sugestões ou pedidos de outros livros que não estão nos mostruários nem em depósito.

8. Actualizar o inventário dos livros existentes na Biblioteca, zelar pela sua conservação, e estar disponível, em períodos certos, por exemplo 1 ou 2 horas por semana, para atender pessoas que queiram consultar esses livros. Ou, pelo menos, divulgar o seu contacto para que, quem precisar de consultar a Biblioteca, o possa fazer. Em nenhum caso se permitirá que os livros da Biblioteca sejam levados para fora da mesma ou do Centro de Convívio. Uma estante da Biblioteca enquanto houver espaço suficiente, poderá servir de depósito de livros dos mostruários.

9. Com a orientação e apoio do pároco e com o apoio do SIP - Serviço de Informação Paroquial, promover a assinatura de jornais e revistas católicas, através da sua divulgação nos vários órgãos informativos da paróquia e através da promoção e manutenção de assinaturas dos mesmos em grupo.

10. Com o apoio do pároco e do SIP, publicar no Site da paróquia o inventário dos Livros da Biblioteca, e promover, quer no Site quer nos outros órgãos de informação paroquial, pelo menos um livro em cada mês para leitura e/ou aquisição.

Para este sector serão necessárias, no mínimo, 2 pessoas, que dividam entre si os procedimentos descritos e se substituam nas ausências.

voltar

1.2 SAV – Serviço de Audiovisuais

Este grande subsector do SEP – Serviço de Evangelização Paroquial, como o nome indica, terá a seu cargo a feitura e apresentação de trabalhos pastorais, baseados em som e/ou imagens e que usem as novas tecnologias, em ordem à formação humana e cristã daqueles a quem se destinam.

As tarefas a realizar pelo SAV – Serviço de Audiovisuais poderão relacionar-se com a Catequese ou com a Liturgia, ou com uma e outra ao mesmo tempo, ou ainda com outros sectores da Pastoral Paroquial ou de Grupos e Movimentos existentes na paróquia. Propomos, por isso, que se divida o trabalho do SAV nos seguintes subsectores: SAC – Serviço de Apoio à Catequese; SAL – Serviço de Apoio à Liturgia; e SAG – Serviço de Apoio a Grupos.

1.2.1 SAC - Serviço de Apoio à Catequese

Este subsector do SAV – Serviço de Audiovisuais dará apoio a todas as actividades da Catequese Paroquial que, seguindo os tempos de hoje, exijam meios audiovisuais, tais como, Diaporamas, Apresentações em Power Point, pequenos filmes em DVD, Cartazes, etc. Apoiará também actividades de Formação Catequética de Adultos e de Evangelização, com filmes em Cassete Vídeo e em DVD, Diaporamas e Apresentações em Power Point.

Para este subsector serão necessárias 1 a 2 pessoas, sendo muito conveniente que pelo menos uma seja ou já tenha sido catequista.

1.2.2 SAL - Serviço de Apoio à Liturgia

Pretende-se com este subsector do SAV – Serviço de Audiovisuais dar apoio às Celebrações Litúrgicas e aos grupos intervenientes na Liturgia, tais como, o Grupo de Leitores, o Grupo de Acólitos e o Grupo Coral, usando meios audiovisuais e as novas tecnologias. Sobretudo em dias festivos, a Liturgia da Palavra e também a Acção de Graças, poderão ser apoiadas com Apresentações em Power Point, Diapositivos ou Música de Fundo.

Para este subsector serão necessárias 1 ou 2 pessoas, sendo de toda a conveniência que pelo menos uma faça parte de um grupo litúrgico.

1.2.3 SAG - Serviço de Apoio a Grupos

As pessoas que trabalharem no SAG encarregar-se-ão de todos os audiovisuais que não se integrarem especificamente na Catequese nem na Liturgia, podendo apoiar actividades do Conselho Pastoral e de outros Grupos Paroquiais, bem como de Movimentos de Apostolado existentes na paróquia. Poderá ser este subsector do SAV – Serviço de Audiovisuais a promover, através do uso de audiovisuais, por exemplo, uma Festa da 3ª Idade e do Doente, promovida pela Conferência Vicentina, diferente do habitual, em que se integre alguma Formação adaptada às circunstâncias com a Celebração Eucarística e se promova o divertimento no Convívio que se segue. Poderá ainda apoiar a Festa do Padroeiro, dinamizando com audiovisuais o jantar/convívio ou ainda apoiar actividades dos Escuteiros.

Neste subsector poderão trabalhar 1 a 2 pessoas, sendo de toda a conveniência que pelo menos uma esteja familiarizada com diversas actividades pastorais da Paróquia e com os Movimentos de Apostolado.

para os emigrantes, ou mesmo via Internet, conforme os casos. Caberá também ao SED, em colaboração com o pároco, a divulgação, o preenchimento e/ou tratamento e a devolução de quaisquer documentos que cheguem à Paróquia, tais como: Campanhas, Petições, Abaixo-assinados, etc.

Dados os elevados custos que os diversos órgãos de informação paroquial poderão acarretar, o trabalho do SED deverá ser feito em sintonia com a Comissão Fabriqueira, devendo apresentar a esta orçamentos prévios e depois as facturas dos seus gastos.

Serão necessárias para este subsector, pelo menos, 2 pessoas.