Unlimited Web HostingFree Joomla TemplatesTemplate Sales
Início Estrutura S.I.P.

S.I.P.

2. SIP - Serviço de Informação Paroquial

Este grande sector do GIC trabalhará e divulgará toda a Informação do que se faz e do se pretende fazer a nível paroquial. Para isso usará os órgãos de informação já existentes como são o Boletim Paroquial "Paróquia Viva" e este Site da Internet, e criará e editará um Jornal Paroquial ou Inter-paroquial. Ao SIP - Serviço de Informação Paroquial caberá também a tarefa de fornecer informações das actividades e projectos da paróquia a entidades oficiais, civis ou religiosas, bem como à imprensa, rádio, televisão ou agências de informação. Em todas estas tarefas cada um poderá integrar-se em subsectores do SIP, tais como:

2.1 SIR - Serviço de Informação e Reportagem

Quem trabalhar no SIR - Serviço de Informação e Reportagem procurará acompanhar o desenrolar das actividades pastorais da paróquia (Celebrações, Festas, Convívios, Encontros de Formação, etc.), tirando notas sobre as mesmas e fazendo a reportagem fotográfica. Entregará depois o seu trabalho ao SER – Serviço de Edição e Redacção para ser tratado e inserido nos vários órgãos de informação paroquial.

Este subsector terá de ter pelo menos 2 pessoas.

voltar

2.2 SER - Serviço de Edição e Redacção

Os que preferirem trabalhar no SER - Serviço de Edição e Redacção, farão a redacção e edição dos textos a publicar, servindo-se dos textos e fotos fornecidos pelo SIR e ajudados, se necessário, pelo mesmo. Além da redacção e edição dos vários órgãos de informação paroquiais, caberá também ao SER a redacção de textos informativos sobre o que se passa de importante na paróquia, a enviar para entidades ou órgãos de informação fora da mesma, bem como de textos a apresentar em entrevistas na rádio, por exemplo. Nestes casos de participação em programas de rádio ou televisão, deverão escolher-se as pessoas mais competentes e mais expeditas no assunto a tratar, pertencentes a qualquer um dos subsectores do SIP.

O SER será, por assim dizer, o núcleo do SIP e o subsector de maior responsabilidade neste sector do GIC, pois dele depende o tratamento adequado da informação a prestar à paróquia e à Igreja em geral.

Entre o SIR e o SER terá de haver uma grande interligação, podendo mesmo ser as mesmas pessoas a desempenhar as tarefas destes 2 subsectores do SIP.

Neste subsector deverão trabalhar, pelo menos, 2 a 4 pessoas.

voltar

2.3 SED - Serviço de Expediente e Divulgação

Ao SED - Serviço de Expediente e Divulgação caberá divulgar, isto é, dar a conhecer todo o trabalho do SIP (o Site, o Boletim, o Jornal), quer na paróquia, quer fora dela, e expedir, isto é, fazer chegar às pessoas o resultado desse trabalho, nomeadamente o Jornal. Todo este trabalho de Divulgação e Expediente poderá ser feito quer pessoalmente, quer por correio, especialmente para os emigrantes, ou mesmo via Internet, conforme os casos. Caberá também ao SED, em colaboração com o pároco, a divulgação, o preenchimento e/ou tratamento e a devolução de quaisquer documentos que cheguem à Paróquia, tais como: Campanhas, Petições, Abaixo-assinados, etc.

Dados os elevados custos que os diversos órgãos de informação paroquial poderão acarretar, o trabalho do SED deverá ser feito em sintonia com a Comissão Fabriqueira, devendo apresentar a esta orçamentos prévios e depois as facturas dos seus gastos.

Serão necessárias para este subsector, pelo menos, 2 pessoas.