Unlimited Web HostingFree Joomla TemplatesTemplate Sales
Início Estrutura S.A.P.

S.A.P.

3. SAP - Serviço de Administração Paroquial

Este grande sector do GIC dividir-se-á nos seguintes subsectores:

3.1. SIC - Serviço de Informatização do Cartório

Este sector da Administração Paroquial, orientado pelo pároco, tratará de informatizar os assentos de Baptismo que ainda não estejam inseridos no programa de informatização (a maior parte já estão), bem como os assentos de casamento e de óbito. O Ficheiro de Famílias, também chamado Ficheiro Paroquial, a base de dados mais importante para todo o trabalho paroquial informatizado, será também da responsabilidade deste sector, que procurará que todas as famílias da paróquia estejam inscritas, indo, se necessário, pelas casas, inscrever aqueles que espontaneamente o não fizeram (a maior parte ainda não estão inscritas). Periodicamente, o Ficheiro Paroquial deve ser actualizado, de modo a facilitar o trabalho do pároco, quer nas inscrições para baptizados e na organização dos processos de casamentos, quer nas inscrições nos diversos grupos paroquiais ligados à catequese, liturgia, etc. Quem trabalhar no SIC poderá também, a pedido do pároco, trabalhar na informatização do Ficheiro da Catequese e dos outros Grupos Paroquiais.

Neste sector do GIC poderão trabalhar 2 a 4 pessoas no início, bastando talvez depois uma pessoa para a manutenção dos respectivos ficheiros informáticos.

voltar

3.2 SICP - Serviço de Informatização da Contabilidade e do Património

Este sector, que trabalhará em estreita ligação com a Comissão Fabriqueira e apoiando informaticamente todo o seu trabalho, não precisa de muitos esclarecimentos, pois o próprio nome indica os seus objectivos: 1. Informatizar toda a Contabilidade Paroquial, incluindo também a remuneração do pároco e respectivo IRS; 2. Informatizar todo o Património pertencente à Paróquia, inventariando no Programa de Informatização das Paróquias todos os bens móveis e imóveis, incluindo neste trabalho a fotografia digitalizada de todos os edifícios e objectos de culto que são património artístico e histórico da Paróquia.

Como é óbvio, neste sector deverão trabalhar, no mínimo, 2 pessoas, uma na Contabilidade e outra no Património. Contudo, no início, até tudo estar informatizado, será melhor serem pelo menos 2 pessoas em cada uma destas secções.

voltar

3.3. SAT - Serviço de Apoio Técnico

Como o próprio nome indica, este subsector do SAP – Serviço de Administração Paroquial foi pensado para dar apoio técnico a todas as pessoas que trabalhem no GIC, nomeadamente, adquirindo e fazendo a manutenção dos computadores e respectivos periféricos, aparelhos de imagem e som, etc., devendo todo este trabalho ser sempre feito em sintonia com a Comissão Fabriqueira por causa dos custos que implica. Caberá também às pessoas que trabalhem no SAT zelar pela boa utilização e pela manutenção da Instalação Sonora da Igreja e do Salão Paroquial, nomeadamente, regular os registos da Amplificação Sonora durante as Celebrações na Igreja e, em actividades pastorais realizadas no Salão Paroquial ou ao ar livre que precisem de amplificação sonora, preparar a aparelhagem e regular o som da mesma e ainda, mais uma vez em sintonia com a Comissão Fabriqueira, providenciar a manutenção ou melhoria de toda a aparelhagem sonora.

Para este sector serão necessárias pelo menos 2 pessoas, que dividirão entre si as várias Celebrações ou outras actividades paroquiais em que possa ser necessário o seu apoio técnico.