Unlimited Web HostingFree Joomla TemplatesTemplate Sales
Início História

História da Paróquia do Senhor do Socorro

Origens da Paróquia do Senhor do Socorro

icon Artigo escrito pelo 1.º pároco do Senhor do Socorro, o Dr. Inácio Rocha, (406.5 kB)

 

ERECÇÃO DA PARÓQUIA DO SENHOR DO SOCORRO

DECRETO

Dom Armindo Lopes Coelho
Bispo de Viana do Castelo

Fazemos saber que em 1966 os Reverendos Párocos de Monserrate e Areosa reconhecem a existência de um grupo humano na periferia das duas paróquias desafiando uma acção pastoral no local.
Apresentada a ideia ao Ex.mo e Rev.mo Senhor Arcebispo de Braga, D. Francisco Maria da Silva, é por ele acolhida, criando a Paróquia Experimental do Senhor do Socorro, cujos primeiros trabalhos foram a aquisição de terrenos para a instalação de infra-estruturas, incluindo a Capela.
A 15 de Fevereiro de 1967 é lançado um Recenseamento à população permitindo a contagem de 1.337 habitantes na área já definida e obtendo um sim unânime para a constituição de uma nova paróquia.
A 2 de Fevereiro de 1969 é celebrada a 1.ª Eucaristia na Capela.
Até ao presente, a comunidade humana e cristã tem conhecido um significativo aumento com a construção de novos bairros no prolongamento da cidade.
A sua população ronda os cinco mil habitantes, vivendo a relativa distância geográfica das igrejas paroquiais de Areosa e Monserrate.
Simultaneamente, a comunidade cristã tem vindo a desenvolver as suas estruturas fundamentais nos sectores da Evangelização, Liturgia e Sócio-Caritativo.
Atendendo a esta realidade e ao pedido do Pároco do Senhor do Socorro, verificado o acordo dos Párocos de Areosa e Monserrate e ouvido o Conselho Presbiteral que se manifestou unanimemente a favor (cfr. Can. 515 §2),

HAVEMOS FOR BEM:
ERIGIR a nova Paróquia do Senhor do Socorro, elevando à dignidade de Igreja Paroquial a actual Capela;
CONSTITUIR TERRITÓRIO DA MESMA PARÓQUIA o espaço geográfico retirado a Sul à Paróquia de Monserrate e a Norte à Paróquia de Areosa, determinando os seguintes limites:
SUL – Linha partindo do centro da Rotunda frente à entrada do estádio Dr. José de Matos pelo centro da rua de Riom até à Via Férrea, passando por trás dos prédios da rua Júlio de Lemos, atravessando a EN 13 e seguindo perpendicular em direcção ao mar entre a SOMARTIS e o conjunto de prédios iniciado com o Restaurante Costa Verde.
SUL-NASCENTE – Linha partindo do centro da Rotunda à entrada do estádio Dr. José de Matos, seguindo por entre os prédios da rua Sport Vianense e as instalações do estádio e campo de treinos até à Travessa, também denominada Rua dos Sobreiros, ligando a rua Sport Vianense e a rua dos Sobreiros. Do cruzamento da referida Travessa com a rua dos Sobreiros em linha recta para o alto da montanha de S.ta Luzia, na confluência dos limites de Monserrate e Areosa.
NORTE – Linha partindo dos limites de Areosa e Monserrate no monte de S.ta Luzia, atravessando a Quinta Paula Ferreira em direcção à rua dos Eidos, no termo desta uma perpendicular para a rua S. Pedro de Areosa, rua Somavica, Largo do Diachinho, passagem de nível no topo da Avenida S. João Bosco, perpendicular à EN rumo ao mar.
POENTE – Orla marítima.
O presente DECRETO entrará em vigor em vinte e cinco de Março do corrente ano de mil novecentos e noventa e sete, Solenidade da Anunciação do Senhor.
Será lavrado em duplicado. Um exemplar será enviado ao Reverendo Pároco do Senhor do Socorro e outro será arquivado na Cúria Diocesana de Viana do Castelo.

VIANA DO CASTELO, 27 de Fevereiro de 1997.
† Armindo Lopes Coelho, Bispo de Viana do Castelo

E eu, Pe. José Maria da Costa Reis Ribeiro, Chanceler da Cúria, o subscrevi.